top of page
logocomqualidadeedsummit.png

Indústria 5.0

7 - 9 Março

O ed. summit é um evento de caráter educativo em que profissionais com experiência dão palestras, formações e  workshops acerca dos subtemas do evento, preparando os estudantes para o mercado de trabalho.

edsummit.png
Tema

TEMA

INDÚSTRIA 5.0

A Indústria 5.0 é a atualização da indústria 4.0 e abrandamento da corrida pela automatização total, ou seja, promove uma evolução da sociedade na procura de um melhor equilíbrio entre a Tecnologia e o Homem.

É o reconhecimento que o questionamento, os insights, a inovação, o potencial criativo do ser humano e os avanços robóticos, digitais e de automação são de igual valor no processo de fabricação. 

A nova era industrial começa a partir do desenvolvimento de tecnologias ligadas à indústria 4.0, em particular nas áreas ICT (tecnologia de Informação e comunicação), IA (Inteligência artificial) e robótica.

Subtemas

SUBTEMAS

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) surge da combinação entre a ciência da computação e bases de dados robustas, permitindo às máquinas simular o raciocínio humano.

Tecnologias como assistentes virtuais implementam a IA na indústria, sendo capazes de analisar dados recolhidos pelos sistemas auxiliando, assim, gestores e engenheiros de produção na tomada de decisões.

O processo de recolha de dados é importante na obtenção de informações capazes de ajudar a empresa a realizar planeamentos, análises e a implementar melhorias. A qualidade dos dados recolhidos influencia diretamente o desempenho de qualquer tecnologia de IA.

Especificamente nas empresas, e no âmbito da indústria 5.0, a IA é utilizada como forma de potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo.

Robótica

A presença da robótica no nosso quotidiano é cada vez mais intensa e visível.

As máquinas já fazem as atividades mais repetitivas e anulam a necessidade de mão de obra humana para as funções desse tipo.

Mas a robótica está a evoluir, sobretudo com o avanço da Inteligência Artificial, e a automatização dos processos deve chegar não só às profissões operacionais, mas também às estratégicas. 

Estes avanços tecnológicos estão a impulsionar a competitividade e também critérios de sustentabilidade ambiental e social. E é aqui que nasce aquilo que a Comissão Europeia batizou como Indústria 5.0, um novo modelo mais sustentável e centrado nas pessoas.

Cybersecurity

A cibersegurança já é um dos principais temas da agenda de executivos e líderes em todo mundo. Na era da Indústria 5.0, a cibersegurança é fundamental, já que tudo está conectado e, mais que nunca, é necessário desenvolver práticas e mecanismos capazes de eliminar e/ou reduzir riscos e falhas para se defender de hackers e criminosos virtuais.

 

Um ataque cibernético é capaz de bloquear a utilização de qualquer sistema interno, interrompendo o trabalho de centenas e até milhares de profissionais; extrair dados e informações confidenciais de clientes ou de propriedade intelectual; paralisar linhas de produção da indústria; interromper o fornecimento de energia em cidades ou expor informações pessoais de clientes e segredos de propriedade intelectual. 

 

Todas estas ocasiões podem levar a um prejuízo brutal financeiro e de credibilidade bem como consequências insustentáveis quer a empresas, quer a pessoas, sendo assim ser mandatário continuar a combater este problema.

 

Há diferentes conceitos que têm de ser compreendidos, diferentes tipos de ataques a que estamos sujeitos, diferentes soluções para os combater, que se não forem devidamente explorados, não seremos capazes de dar uma resposta eficaz a este problema que afeta milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.

Internet of Things

O conceito Internet of Things (IoT)  baseia-se numa enorme rede de dispositivos conectados que possuem a capacidade de transferir dados através de uma rede sem a necessidade de interferência humana.

Para ajudar nesse processo, IoT conta com a ajuda de duas tecnologias: inteligência artificial e machine learning. Assim, enquanto uma dá às máquinas a capacidade de analisar dados e tomar decisões baseadas nessas informações, a outra usa esses dados para prever comportamentos e eventos futuros.

Ed.Summit_horario

Monotorização e Imutabilidade dos Ficheiros no contexto da Cibersegurança

O Grupo Érre é um grupo de empresas sediado na cidade de Braga cuja atuação se estende além-fronteiras. Com várias áreas de negócio, em universos tão distintos como complementares, o Grupo Érre é composto por equipas multifacetadas com competências que vão desde as tecnologias ao design e comunicação.

r.png
sessao1

AI @Industy From Data Collection to Computer Vision

Sempre quiseste entender como é que a Inteligência Artificial se enquadra na Indústria e é capaz de a otimizar? Como é que os dados recolhidos permitem tomar decisões inteligentes?  A NTT Data explica! Esta consultora Japonesa é uma das 10 maiores empresas de tecnologia do mundo, presente em mais de 50 países, com atuação em vários setores e vai estar na FEUP para te ajudar a entender mais sobre o papel da Inteligência Artificial na Indústria, desde a recolha de dados até à sua interpretação pelas máquinas.

Oradores

NTT-Data-Logo.svg-Didac-Cabus.png
sessao2

 INEGI - Visita Guiada e Projetos em Desenvolvimento

O INEGI tem explorado o conceito de Indústria 5.0 junto das empresas em Portugal nas tecnologias avançadas de fabrico: otimização, monitorização e controlo de processos como fundição, corte laser, conformação e fabrico aditivo de metal, além da integração de manutenção preditiva e do uso de tecnologias de realidade aumentada e virtual. A demonstração oferece a oportunidade de explorar em primeira mão o futuro da produção industrial e entender como a Indústria 5.0 está a transformar o cenário da produção em termos de eficiência, qualidade e flexibilidade

1403083438.jpg.png
sessao3

As Assistentes Virtuais Inteligentes Aplicadas à Indústria

Sabias que assistentes virtuais inteligentes podem ser muito úteis na indústria? A SCEMAI é uma startup portuguesa premiada que, de modo pioneiro, procura otimizar a indústria aplicando-lhe soluções baseadas na filosofia 5.0. A empresa trabalha com sistemas de recolha e monitorização de dados através de inteligência artificial, o que permite a um assistente virtual oferecer acompanhamento e antecipar situações que possam prejudicar o normal funcionamento das operações. Esta é uma sessão muito à frente do seu tempo, por isso não a podes perder!

Orador

sessao4

Indústria 5.0 - Estamos seguros?

Na sociedade atual é já necessário um enorme esforço no que diz respeito à cibersegurança. Mas e numa sociedade com a Indústria 5.0?

Estaremos seguros? Este workshop tem por objetivo consciencializar para os riscos que iremos enfrentar, sensibilizar para as boas práticas e introduzir o participante ao mundo da cyber segurança.

Oradores

Eunice Amorim

Duarte Fonte

sessao5
sessao6
scemai - Edited.png

Integração de Veículos Autónomos Aéreos em Operações de Inspeção e Logística

Nos últimos anos temos assistido, a nível mundial, à necessidade de providenciar uma maior eficiência em processos logísticos e de manutenção preventiva de infraestruturas. A introdução de veículos autónomos aéreos, em particular drones, na transformação digital dos armazéns será um passo importante, visto proporcionarem as seguintes funcionalidades: capacidade de operarem em altura de forma autónoma, permitirem a inspeção (inventário e pesquisa de slots livres) de áreas do armazém de difícil acesso, a capacidade de evitar obstáculos, efetuar navegação com precisão em ambientes indoor e outdoor, e efetuar inspeções periódicas de infraestruturas (manutenção preventiva).

Orador

sessao7

Why robots have big red buttons?

Have you ever wondered why robots have big red buttons? As humans, we like to think of ourselves as the most intelligent species on Earth, yet we have our fair share of weaknesses that we often overlook.

 

This workshop will explore the challenges of developing interactive devices and why it's more complex than it seems. Despite the abundance of high-quality devices in recent history, not all of them have achieved commercial success. What factors contribute to this, and why aren't the latest technologies always the most successful? We'll also delve into the role of AI and robots in improving our quality of life, and whether emotional robots should be a consideration.

 

Following our discussion, we'll get hands-on with some new technological possibilities for creating interactive systems. Participants are encouraged to bring their own laptops (Windows, Linux, or macOS) with Python 3 development support to explore some of the examples we'll provide.

Orador

sessao8

Get to know “Bosch Industry Consulting”

A Bosch Industry Consulting acompanha a transformação digital do sistema de produção e de logística. Oferecem consultoria e suporte para automação e digitalização a partir de uma única fonte. Ajudam a conectar os processos, maximizar o valor de dados permitindo a tomada de melhores decisões operacionais e tornando os processos mais eficientes. 

Bosch-Logo.png

PATROCÍNIOS

LAVORO_LOGO_TEXTE_1876x.png
Imagem de 01-03-23 à(s) 18.07 - Edited.png
bottom of page