ikiAGE

fundowiki14.png

#14 Proteção do Planeta, o nosso lar

Somos constantemente bombardeados com notícias com o objetivo de nos sensibilizar para protegermos o ambiente. É assustador e arrepiante quando nos deparamos com "Ou mudamos ou em 2040 haverá 50 kg de plástico por cada metro de linha de costa em todo o mundo". Claramente que esta estimativa é um aviso para agirmos e mudarmos os nossos comportamentos. 

  A proteção do meio ambiente não é mais que do preservar a saúde do nosso planeta e da vida de todos os seres vivos que nele habitam. De facto, maior parte do lixo que circula no ambiente é o plástico, sendo os rios os maiores condutores de resíduos plásticos para os mares. Sabias que uma iniciativa anual recolheu cerca de 32,5 milhões de itens em 116 países em apenas um dia?  

Tens muita vontade de ajudar e não sabes por onde começar? Primeiramente, existem pequenos hábitos que fazem a diferença, como não deitar lixo para o chão, fazer reciclagem e adotar por embalagens mais sustentáveis.  Além disso, há várias iniciativas, nas quais te podes envolver, que juntam diversos voluntários para reverter este problema, como é o exemplo do evento organizado pelo AGE no primeiro semestre “Save the Beach”, que consistia na recolha de lixo nas praias.  

Queres continuar com uma imagem de tranquilidade, diversão e limpeza quando pensas ir a uma praia ou mergulhar num oceano? Faz a tua parte e junta-te a iniciativas que visam cuidar do nosso planeta - a casa onde todos vivemos e que deve ser preservada por todos nós. Aproveitas para colecionar memórias e dar o teu contributo e apoio para uma proteção ambiental ativa! 

-Beatriz Durães 

W