14 a 16 FE
O QUE É?
O Tie Your Knot é um evento aberto a toda a FEUP e comunidade EGI com o objetivo aproximar os estudantes do mundo empresarial.
Este ano, em versão online, serão 3 dias recheados de workshops, palestras, visitas e mesas redondas sobre os mais variados temas dentro do contexto industrial e empresarial, explorando as hard e as soft skills dos estudantes de engenharia.
HORÁRIO
10:00
12:00
13:30
15:30
16:30
19:00
14/02
3ª Feira
START-UPS
15/02
4ª Feira
INDÚSTRIA
11:30
13:30
14:00
16:00
-
16:30
18:30
16/02
5ª Feira
SERVIÇOS
11:30
13:30
14:00
16:00
-
16:30
18:30
START-UPS
25 DE NOVEMBRO
11:30 - 13:30
NEURO SOFT SKILLS
PALESTRA
Podemos melhorar significativamente as nossas soft skill através do fortalecimento direto das conexões cerebrais de tecnologias avançadas?
Soft skills são uma combinação de qualidades humanísticas, sociais e de comunicação. Todas elas são afetadas pela capacidade de controlar as nossas emoções e a resposta em caso de stress. Vais aprender a treinar o teu cérebro para melhorar a tua carreira, desenvolvendo habilidades mentais, tal como um atleta profissional.
Start-up biotecnológica cujo objetivo é aumentar a performance dos atletas, através da diminuição da ansiedade e do aumento do controlo emocional. Criaram um dispositivo capaz de ler as ondas cerebrais que depois são processadas de forma a aumentar a performance dos atletas.
14:00 - 16:00
O FUTURO DA INDÚSTRIA DA MODA
PALESTRA
A indústria da moda é a segunda mais poluente, a seguir à do petróleo. A sobreprodução nesta indústria tem um grande impacto ambiental e implica grandes perdas financeiras na cadeia de abastecimento.
Na PlatformE, queremos contribuir para a alteração deste problema e para a transformação do futuro desta indústria.
A PlatformE é uma startup que visa acelerar a digitalização da moda no que toca à personalização de artigos de moda de luxo. Com a criação de uma tecnologia para grandes marcas de luxo poderem personalizar os seus produtos digitalmente, o objetivo é reduzir drasticamente a sobreprodução na indústria da moda, revolucionando a forma como as marcas capitalizam os stocks. “No more overproduction and unsold items”
16:30 - 18:30
GESTÃO DE RISCO EM EMPRESAS TECNOLÓGICAS
PALESTRA
Vais trabalhar num mundo altamente tecnológico ... como é que as empresas tecnológicas, gerem os seus riscos, de forma a conseguirem garantir os seus objetivos de negócios? Quais são os riscos associados aos projetos/serviços
tecnológico, ligados às pessoas, tecnologias e metodologias de gestão de projeto? Como é que tu podes ajudar nessa gestão de risco, tornando-te um gestor de sucesso nas empresas onde vais trabalhar?
19:00 - 20:00
UPTEC: como transformar estudantes em empreendedores
PALESTRA
Como é que a UPTEC apoia efetivamente as empresas? Se eu tiver uma ideia de negócio, como é que a UPTEC me pode ajudar? Enquanto estudante da FEUP posso começar já a colaborar com a UPTEC?
São estas as questões a que Maria Oliveira, Business Director da instituição, vai responder, enquanto apresenta a UPTEC a todos os participantes.
A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto promove a criação e desenvolvimento de projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias, através da partilha de conhecimento entre a Universidade e o mercado. A partir de uma estratégia de desenvolvimento conjunto entre startups e centros de inovação, esta instituição oferece aos seus projetos os recursos de que necessitam, ligando-os a uma rede nacional e internacional, de pareceiros a mentores.
INDÚSTRIA
26 DE NOVEMBRO
11:30 - 13:30
Super Bock Group Logistics Masterplan
PALESTRA
Pedro Alves foi um dos principais responsáveis pela implementação do “MasterPlan Logístico” do Super Bock Group valendo o Prémio de Excelência Logística ao grupo. Nesta palestra, falará da decisão de centralizar a produção da cerveja e a logística de distribuição, bem como das métricas que permitem avaliar os ganhos de um projeto reconhecido internacionalmente pela sua dimensão e resultados.
O Super Bock Group é a maior empresa portuguesa de bebidas refrescantes, com uma estratégia multimarca e multimercado, cuja atividade core assenta nos negócios das Cervejas e das Águas engarrafadas.
É uma empresa de capital maioritariamente português, detida em 56% pelo Grupo VIACER e em 44% pelo Grupo Carlsberg. A cultura de superação que os move e a aposta constante na inovação e nas pessoas, assim como a qualidade que colocam nas suas marcas e no serviço que prestam são a sua forma de estar no mercado e na vida.
16:30 - 18:30
Amorim Cork - de Portugal para o Mundo!
APRESENTAÇÃO
com visita virtual
Apresentação da empresa, posicionamento no mercado e produtos comercializados. Breve descrição e visita virtual ao processo Produtivo!
A Corticeira Amorim, SGPS, S.A é uma holding portuguesa que se dedica à transformação de produtos de cortiça posicionada como líder mundial do setor. Está presente em mais de 100 países e detém uma rede de empresas subsidiárias de transformação integrada de cortiça, o que permite disponibilizar produtos para algumas das indústrias mais tecnológicas e exigentes do mundo, como são exemplo as indústrias de vinhos, aeroespacial, automóvel, construção, desporto, design de interiores e de moda.
19:00 - 20:00
INDÚSTRIA 4.0
PALESTRA
Nesta palestra, será feita uma breve descrição dos conceitos abrangidos no tema "Indústria 4.0" e dos custos e benefícios gerais na adoção de tecnologias de digitalização na indústria. Falar-se-á também das dificuldades e receios na adoção de digitalização na indústria, da tipologia de projetos mais desejável para empresas no mercado Português. Por fim, abordar-se-á o papel do INEGI na Indústria 4.0, com alguns exemplos de projetos.
O INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é um Centro de Interface Tecnológico (CIT), criado em 1986, vocacionado para a realização de atividades de investigação e de inovação de base tecnológica, transferência de tecnologia, consultoria e serviços tecnológicos, orientadas para o desenvolvimento da indústria e da economia em geral. Instituição de utilidade pública, privada, sem fins lucrativos.
SERVIÇOS
27 DE NOVEMBRO
11:30 - 13:30
Consultoria Kaizen – Os desafios na melhoria das organizações
WORKSHOP
Gostavas de fazer consultoria mas tens muitas dúvidas sobre o que é e como funciona?
- Jogos e exercícios para desafiar a tua capacidade de pensar fora da caixa;
- “Um dia na vida” de um Consultor Kaizen;
- Explicação das várias fases de um projeto de melhoria Kaizen;
- Apresentação de Casos de Estudo em vários setores;
- Q&A – Pergunta o que quiseres!
O Kaizen Institute Consulting Group fornece serviços de consultoria e de formação. O nosso portfólio de serviços engloba as áreas de Consultoria, Formação e Benchmark Tours.
Ajudamos os nossos clientes a dominar o Gemba, estabelecendo recursos de Melhoria Contínua em toda a organização e apoiando empresas de todos os tamanhos e setores, bem como organizações de serviços públicos e privados.
16:30 - 18:30
Ser consultor por um dia
PALESTRA
Palestra sobre o dia-a-dia de um consultor. Posicionamento de um consultor informático da área dos recursos humanos. Abordagem a projetos, suporte e a sua distinção. Apresentação dos principais desafios.
Os participantes receberão um certificado de participação.
19:00 - 20:00
O futuro de EGI
Powered By APGEI
MESA REDONDA
A Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, o maior parceiro deste evento, vai promover a sessão de encerramento desta edição do Tie Your Knot. Podes contar com uma conversa informal entre alumni com currículos de excelência.
Vem conhecer o passado, o presente e o futuro do nosso curso.
Podes esperar insights sobre o estado atual do mercado de trabalho e as tendências de futuro que darão um boost à tua carreira. Esta sessão será transmitida através de uma live no facebook da AGE-i-FEUP, o qual podes aceder no ícone abaixo.
Live
A APGEI posiciona-se essencialmente como uma associação de Gestores, e tem como missão contribuir para a melhoria das práticas de gestão na comunidade empresarial e para o desenvolvimento do país.
Os objectivos da APGEI são os seguintes: reforçar a ligação entre a Universidade e as empresas; contribuir para a formação dos quadros médios e superiores das empresas; promover o debate dos temas da actualidade com impacto no mundo empresarial; promover o desenvolvimento e a aplicação de novos métodos e tecnologias relevantes para a gestão e a engenharia industrial.
Os membros da APGEI incluem algumas das empresas líderes nos setores nacionais da indústria, do retalho e da banca.